Acir pede urgência na dragagem do rio Madeira

O senador Acir Gurgacz (PDT) cobrou nesta terça-feira, 15, na Comissão de Infraestrutura do Senado, o início imediato da dragagem do rio Madeira, para assegurar o transporte de cargas pela hidrovia. Gurgacz lamentou o atraso no início das obras e criticou a forma como foi feita a contratação da empresa que fará a dragagem.

“Eu não entendo porque uma empresa que não tinha as dragas para fazer o serviço venceu esse edital, pois o atraso está ocorrendo justamente porque a empresa ela está alugando os equipamentos e adaptando-os para poder cumprir com o contrato”.

O senador disse temer que o atraso comprometa a navegação das balsas carregadas de soja pela hidrovia do rio Madeira, bem como o transporte de combustíveis de Manaus para Porto Velho. Por conta da estiagem intensa, em que o nível do rio está muito abaixo do normal para a época, o governo do Estado decretou situação de emergência na região da Ponta do Abunã, devido à seca do rio Madeira.

“Além do prejuízo econômico para a economia do Estado, a situação na Ponta do Abunã compromete o transporte de pessoas doentes, bem como de medicamentos, alimentos perecíveis, combustíveis e outros gêneros de primeira necessidade para diversas localidades rondonienses e para o Acre”, assinala Acir.

O senador Acir Gurgacz solicitou providências do Ministério dos Transportes e do Dnit para que o serviço de dragagem seja acelerado. “Solicitar ao Dnit que estude uma forma de manter o cronograma de obras para esse ano, para que a nossa economia não seja comprometida”, frisou.