Notícias
06
SET
  Acir cobra mais armazéns da Conab em Rondônia

O senador Acir Gurgacz cobrou nesta terça-feira, 05, na reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado, a liberação de recursos da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) para a construção de armazéns para estocagem de grãos em Rondônia. O senador destacou que existe o compromisso da Conab de construir um armazém com capacidade para até 50 mil toneladas de grãos em Cerejeiras, no Cone Sul, mas que até não foi cumprido.

“Há cinco anos a Conab assumiu esse compromisso com Rondônia, a prefeitura de Cerejeiras já doou um terreno, com área de 6 hectares para a futura construção do silo graneleiro, mas até agora não viabilizou o projeto e nem os recursos para a sua construção”, criticou Gurgacz.

Atualmente, a companhia dispõe apenas de três armazéns convencionais no estado de Rondônia e não há unidades credenciadas para movimentação, guarda e conservação de grãos a granel na região. O déficit de armazenagem do estado de Rondônia era de aproximadamente 540 mil toneladas, considerando-se a produção agrícola da safra 2012/2013, quando o projeto foi anunciado pela Conab.

O senador citou que conseguiu viabilizar recursos para a construção de quatro Centros de Apoio ao Pequeno Produtor da Agricultura Familiar, os tradicionais Feirões do Produtor, em Ji-Paraná, Itapuã do Oeste, Nova Brasilândia e Rolim de Moura, que ainda está em obra. “Estamos melhorando as condições para que o agricultor familiar consiga escoar sua produção ou vender diretamente sua produção aos consumidores, e essa questão da armazenagem também precisa ser resolvida e precisamos do apoio da Conab”, frisou Acir.

O senador também destacou a importância da melhoria de toda a infraestrutura voltada para a agricultura, em especial as estradas rurais, a logística para escoamento da produção e a distribuição de energia para possibilitar a industrialização dos produtos agrícolas. “Estamos avançando na questão da regularização fundiária e precisamos de boas estradas vicinais, de logística para armazenagem e escoamento, bem como de energia com qualidade para assegurar o desenvolvimento pleno de nossa agricultura”, frisou Gurgacz.

« VOLTAR

 
 
 
 
mais noticias
21
SET
  Rondônia precisa de planejamento estratégico, diz Acir Gurgacz
19
SET
  Comissão de Infraestrutura deverá ouvir DNIT sobre investimentos em rodovias
19
SET
  Rede Amazônica é homenageada pelos 45 anos no Congresso Nacional
14
SET
  Acir Gurgacz anuncia ampliação do programa Luz Para Todos em Rondônia
12
SET
  Acir Gurgacz pede investimentos em infraestrutura para escoar produção agrícola
06
SET
  Azul vai operar com jatos em Ji-Paraná
23
AGO
  Acir Gurgacz critica atendimento dos planos de saúde privados
21
AGO
  Acir Gurgacz elogia desempenho de cooperativas de crédito
18
AGO
  Gurgacz propõe condições para facilitar pagamento do Funrural retroativo
16
AGO
  Acir Gurgacz comemora regularização fundiária na Amazônia Legal