Notícias
08
DEZ
  Ji-Paraná terá curso de Medicina

O Ministério da Educação (MEC) autorizou, por meio de edital publicado nesta sexta-feira, 08/12, a instalação de um curso de Medicina em Ji-Paraná. O edital é de chamamento público, ou seja, as instituições de educação superior privadas podem se candidatar para oferecer o curso.

Em todo o Brasil o MEC autorizou novos cursos de Medicina em 29 municípios. Os municípios chamados para aderir ao edital foram pré-selecionados de acordo com os critérios de relevância e necessidade social da oferta do curso de Medicina, seguindo critérios dos ministérios da Saúde e da Educação.

O senador Acir Gurgacz (PDT) havia feito esse pleito em 2013. A confirmação da inclusão de Ji-Paraná entre as cidades contempladas foi divulgada previamente em abril de 2014, pelo então ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Gurgacz reforçou o pedido ao atual ministro da Educação, José Bezerra Filho, e também ao atual ministro da Saúde, Ricardo Barros.

O senador Acir Gurgacz lembra que, diante da falta de médicos em Rondônia, principalmente na região Central e no Interior do Estado, fez constantes pleitos aos Ministérios da Educação e da Saúde para instalação cursos de Medicina em Ji-Paraná e Vilhena, bem como para a vinda de médicos do Programa Mais Médicos para o Estado. Rondônia chegou a ter 319 médicos vinculados ao programa. A instalação do curso em Vilhena foi liberada em 2016.

“A autorização para instalação de um curso de Medicina em Ji-Paraná é um alento aos nossos estudantes, uma vez que muitos estão indo estudar Medicina na Bolívia, bem como para a população da região que em breve contará com mais médicos formados aqui mesmo”, destaca Gurgacz.

O senador Acir Gurgacz diz que continuará trabalhando para a descentralização da saúde e da educação no Estado. “Entendo que temos que trabalhar de forma mais efetiva pela regionalização da saúde em Rondônia, e para que esses polos regionais tenham condições de formar seus próprios médicos e profissionais de saúde”, frisou Acir.

« VOLTAR

 
 
 
 
mais noticias
10
JAN
  Acir leva diligência para avaliar obras no BR-319 no período de chuvas
28
DEZ
  Acir Gurgacz se mantém entre os ‘cabeças’ do Congresso Nacional
14
DEZ
  Senado aprova renegociação dos débitos de produtores rurais
07
DEZ
  Projeto de Acir que impede suspensão de obras públicas é aprovado
07
DEZ
  Projeto do senador Assis Gurgacz inclui assistência técnica no crédito rural
07
DEZ
  Plenário examinará projeto sobre calúnia contra candidato a cargo político
06
DEZ
  Acir Gurgacz saúda emenda constitucional que beneficia servidores de ex-territórios
05
DEZ
  Avança projeto que aperfeiçoa aproveitamento de potenciais energéticos
30
NOV
  Acir defende realização de balanço anual do presidente da República sobre educação
29
NOV
  Acir Gurgacz defende escola pública em tempo integral