Notícias
06
JUN
  Acir aprova relatório para venda de publicidade em rádios comunitárias

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira, 6, a relatoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) sobre o projeto nº 55/2016, que permite publicidade paga em rádios comunitárias e educativas, de autoria do senador Donizeti Nogueira (PT-TO). Acir defendeu a sustentabilidade econômica do setor que tem ampla influência no acesso à informação.

Uma das maiores preocupações de Acir foi em garantir a sobrevivência e continuidade da comunicação de interesse público, em que a cobertura local é feita na comunidade para ela mesma.

Segundo o senador, a proposta vai permitir que não apenas as rádios comunitárias tenham recursos para investir em seus equipamentos, mas também as rádios de cunho educativo, como as de faculdades e escolas. “Essa reivindicação é antiga e com o avanço de outras tecnologias essas rádios têm enfrentado cada vez mais dificuldades com os custos de suas operações, como água, luz, material de expediente, sites, etc”, enfatizou Gurgacz.

O projeto também prevê que sejam permitidas apenas as publicidades de comerciais locais das respectivas comunidades, bairros e cidades. Após posicionamento favorável à implementação, o projeto segue para votação final na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) nas próximas semanas.

Abrangência das rádios comunitárias

Além do apoio financeiro, Acir relembrou que em abril também foi aprovado o projeto na Comissão Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCT), que amplia a potência das rádios comunitárias, o PLS 513/2017. “Essas são medidas importantes que têm como objetivo garantir que essas rádios consigam exercer seu papel fundamental de fomentar o livre acesso à informação”, salientou Gurgacz.

« VOLTAR

 
 
 
 
mais noticias
18
JUN
  Acir entrega novo trator agrícola para Presidente Médici
12
JUN
  Senado aprova modernização das redes elétricas
11
JUN
  Acir empenha mais de R$ 1 milhão e 200 mil para a saúde
06
JUN
  Gurgacz quer transparência na definição da política de preços dos combustíveis
04
JUN
  Gurgacz cobra mudanças na política de preços da Petrobras
29
MAI
  Acir Gurgacz critica política de preços dos combustíveis
22
MAI
  Acir apoia caminhoneiros e cobra redução do preço dos combustíveis
22
MAI
  Acir libera recursos para hospital e centro esportivo
11
MAI
  Acir atende demanda de cafeicultores para redução de ICMS
10
MAI
  Acir empenha mais R$ 1 milhão e 825 mil em recursos